21 de junho de 2007

Novidades, novidades e mais novidades no YouTube

Ufa! Os últimos 7 dias foram bem agitados pelas bandas do YouTube. Edição online de vídeos, novo layout e a sua localização em 9 países, incluindo o Brasil. Então vamos por partes:

  • YouTube Remixer
Não é tão novidade assim editores de video online. Como exemplo temos o Jumpcut que já tem algum tempo de existência e que até já foi adquirido pelo Yahoo!. E já faz algum tempo também, que muitos dos usuários do YouTube (como eu) pediam um editor de video integrado ao site. Bem, nosso pedidos foram atendidos. Semana passada o YouTube soltou em seu TestTube o YouTube Remixer (powered by Adobe Premiere Express). Testei pouco, mas tirando algumas coisinhas (é justamente por causa dessas "coisinhas" que ele está no TestTube), achei o Remixer muito bom. Você pode adicionar efeitos de transição, legendas, molduras, acrescentar música, imagens...apesar de eu não ter descoberto como fazer o upload de imagens ou de músicas (se alguém descobrir, me diz). O melhor é que o vídeo original não é modificado, ou seja, você refazer (ou desfazer) seus "remixes" a qualquer hora.

  • Nova interface
Desde o seu início, o YT já passou por algumas mudanças no visual tanto do site quanto do seu player...nenhuma muito grande como a de agora. Primeiramente eles mudaram a interface dos vídeos "embededs". Agora quando você coloca um video no seu site/blog, quem for vê-lo só é clicar no botão "menu" e terá acesso a url e ao embed do video assim como poderá ver, num efeito a la Apple, alguns vídeos relacionados com o que tá sendo exibido. Mas o mais legal é que você pode pular direto para uma parte sem precisar esperar que o video carregue todo :D



A interface do site ficou mais clean, fácil de fazer buscas e intuitiva


...mas infelizmente, por ser beta, só está disponível para a versão americana...por falar em versão....

  • "Agora o YouTube fala o seu idioma"
Na verdade, mais que isso...o YouTube aterrissou em seu país. Isso se você morar no Brasil ou em algum dos outros 8 países que também ganharam versões localizadas do site (França, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, Polônia, Espanha e UK).

Todo o site foi traduzido para os idiomas dos países e você pode curtir nos "Mais assistidos", por exemplo, os vídeos mais assistidos pelos internautas daquele país. Além disso, foram firmados acordos com produtores locais de conteúdo em vídeo. Aqui no Brasil, os acordos iniciais são com a Globo, o iG e o Terra.

Sei que você já viu as notícias em diversos sites, mas tudo de uma única lapada só aqui ;)


Nenhum comentário: