8 de setembro de 2008

Ativando Conexão Segura No Gmail

O Google recentemente incorporou em seu serviço de email, o Gmail, a disponibilidade de abrir a conexão de forma segura, utilizando o SSL. Isso representa uma grande vantagem do email, já que muitos outros não oferecem este tipo de conexão.

Mas aí você me diz: "Porque usar o SSL?" A resposta é simples: sem este recurso ativado, qualquer pessoa pode facilmente "hackear" sua conta; até existe na Web uma ferramenta chamada "Gmail Account Hacking Tool". Vendo que a coisa estava feia, o Google providenciou urgentemente o SSL no Gmail. Com ele ativado, a conexão entre seu PC e o servidor fica "blindada", evitando muitas dores de cabeça.

Para descobrir se o seu Gmail está rodando de forma segura, na barra de endereços, veja se está escrito "
http://mail.google.com" ou "https://mail.google.com": se o "S" estiver presente depois do "http", relaxe. Caso não, vamos ativar. 

Há duas formas: inserir manualmente o "s" toda vez que digitar a URL para entrar no Gmail.

Ou ativar nas próprias configurações do email. Já na página do Gmail, logado, clique em "Configurações", no canto superior direito da tela. A seguir, clique na aba "Geral", caso ela não esteja selecionada; vá até o final da página e ative o SSL, mediante a opção "Usar sempre https":



OBS: "não se esqueça de clicar em "Salvar configurações"

Nenhum comentário: