5 de setembro de 2008

O Porque Das Sequencias De Cores E Ordem Dos Cabos De Rede!

Todo mundo sabe que tem que seguir um padrão, mas pouca gente sabe porque, então vou tentar explicar aqui.

Acontece que, o pino 1 do conector de rede envia o sinal em polaridade positiva, e o pino 2, envia o mesmo sinal só que em polaridade invertida, ou seja negativo.

Acontece o mesmo com os pinos 3 e o 6 (não 3 e o 4)que são para recepção

Mas porque essa ideia ??
E que no envio de uma informação em um fio em uma polaridade, o fio gera um campo eletromagnético em um sentido, assim como o mesmo sinal é enviado só que em polaridade inversa, vai gerar o mesmo campo eletromagnetico só que em sentido contrario assim os campos se cancelam !

E os pares são trançadinhos para reforçar esse cancelamento ! e evitar perda de sinal
Por isso imaginem se fazer um cabo de qualquer jeito apenas com sequencias pino a pino o que daria ?? perda completa de sinal em uma rede de 100Mbps ou maior (ja uma rede de 10 Mbps chega a funcionar, pois a velocidade sendo menor o campo magnético gerado pelo cabo não é suficiente para prejudicar o sinal )

Por isso que o Switch ou HUB fica maluco, o sinal estando danificado, ele fica perdido quando tenta comutar uma velocidade de 10 ou 100 Mbps !!)

Exemplo sequencia incorreta
VB-- V-- LB --L-- AB-- A-- MB-- M (simples não ??)

Assim ficaria o VerdeB e o Verde para enviar o sinal(pino 1 e 2 envia, 3 e 6 recebe), e o LaranjaBr e Azul para receber o sinal, pares de cores incorretas(pares não trançados)

Agora o correto

VB--V--LB--A--AB--L--MB--M

Assim VBr e V para enviar, e o LBr e L para receber (pino 1 e 2 envia, 3 e 6 recebe)

Espero ter esclarecido com essas explicaçãoes

Nenhum comentário: